terça-feira, 12 de abril de 2016

Plano de Aula: Introdução ao Cálculo de juros Simples



Turma: 6º Ano

Objetivos: Proporcionar aos alunos o desenvolvimento ao raciocínio coerente nas análises das tramações financeiras e no cotidiano compreender suas relações.

Objetivos Específicos:
·         Definir Juros;
·         Realizar Cálculos envolvendo porcentagem;
·         Desenvolver problemas envolvendo o cálculo de juros simples;
·         Determinar valores futuros com taxas de juros simples;
·         Compreender conceitos utilizados.

Duração das Atividades
2 horas / aula de 50 minutos

Recursos: Quadro/Piloto
                   Data Show
                   Internet, Livros, Cadernos, Lápis
                   Slides
                   Canetas.


Metodologia: Aula Expositiva com diálogo entre os alunos;
          Exposição de Slides (Com data show) 
          Resolução de exercícios, após aula explicativa do tema. 
           Folha de Papel Ofício. Etc.


1º Momento: Conceituar: juros, montante, capital, taxa de juros e o funcionamento do sistema de juros simples. 








Distribuir entre os alunos folhas de cheque, onde irão emprestar a um colega com juros simples. E em seguida cada um irá expor o quanto pagará em juros.



 Momento: Dividir os alunos em dupla, para resolver alguns problemas de juros simples, envolvendo porcentagem.


3º Momento: Correção do exercício para sanar dúvidas e compreender o cálculo de juros simples. Atividade para casa: Pesquisar uma reportagem, propaganda,etc,relacionado ao tema para discutir na próxima aula.
 
4º Entregar uma folha para cada aluno com as seguintes questões:
         O que você já ouviu falar sobre juros?
         Você considera importante estudar juros

         Isso será válido no seu cotidiano?

Após concluir a tarefa, ouvir as dúvidas da classe. 
          
5º Momento: Conscientizar a importância do planejamento financeiro. Ao realizar o que foi proposto, comparar a melhor forma de compra de determinado produto, de acordo com as formas de pagamento que foram estabelecidas.




Método de Avaliação:
O Processo de avaliação ocorrerá em todas as etapas, mediante a participação do aluno e o envolvimento dos mesmos. Ainda sugere-se uma avaliação individualizada com base nas atividades propostas ao final da aula.

Referências Bibliográficas:




Docentes: Moniele e Luanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário